Brasil e Argentina são países vizinhos e parecidos em vários aspectos. No entanto, parece que vivem em guerra! E por causa do futebol! E o futebol não deveria ser um aspecto diferenciador tão forte, onde nossas frustações são repassadas pelo embate proporcionado pelo jogo.
Percebo uma certa construção exagerada deste embate, conduzindo a uma visão pública equivocada das diferenças entre os dois países. Creio que os meios de comunicação deveriam reforçar as semelhanças e não apimentar as diferenças. O futebol não foi feito para isto.
3 comentários:
Não é fácil derrubar um esteriótipo desse grau...
Olá, Professor.
Também concordo com essa visão do papel dos meios de comunicação diante da rivalidade futebolística entre Brasil e Argentina. Porém, como calouro que sou (2º período, com. social), me parece ser um tanto antieconômico, mediante a necessidade de sobrevivência do meio, pois parece ser um modo não tanto eficiente para chamar atenção do público. Em síntese, põe em páreo a moral X econômico. Será que a sociedade brasileira esta disposta a desenvolver esse lado (moral)?
Verdade... Essa imagem projetada de uma rivalidade constante entre os dois vizinhos deveria ser pelo menos mais branda... Isso ocorre também na rivalidade futebolística( mas não só futebolística)entre a Alemanha e os Países Baixos,na Europa.
Vamos torcer sim pra nossa Nação,mas respeitar e aceitar os nossos adversários!
Postar um comentário